Os meninos estão crescendo!!

Lilypie Fifth Birthday tickers
Lilypie Third Birthday tickers

sábado, 28 de novembro de 2015

Hipermetropia

 Oi! Tudo bom?
 Hoje vou contar como percebi que o Enzo precisava usar óculos, muita gente já me perguntou isso, principalmente quem tem filhos pequenos.
 Todo ano, no mês de Junho, gosto de fazer exame de vista com ele, o primeiro foi com 1 ano e meio, e estava tudo normal, com 2 anos e meio a oftalmologista achou que ele tinha um pouco de estrabismo, e talvez precisasse de óculos. Foi quando fizemos o teste ortóptico a primeira vez, e deu tudo normal.
 Em Março do ano seguinte, notei que ele começou a ver TV com o olho esquerdo fechado, e no começo brigávamos com ele que tinha que abrir os dois olhos, e quando percebi que só foi piorando (depois de 1 semana assim, fechando o olho esquerdo) resolvi marcar consulta com o oftalmo, mas só tinha para final de Abril com a médica dele.
 Até chegar essa consulta de final de Abril quando ele abria o olho esquerdo ele estava bem no canto, ele passava boa parte do tempo com o olho esquerdo fechado. Fomos na consulta, o médico que nos atendeu (a médica dele ia ter uma cirurgia bem no dia, pedi pra marcar com quem tivesse primeiro, ele estava ficando estrábico, não dava para esperar) não conseguiu ver desvio nenhum no olho dele, e nos recomendou fazer o teste ortóptico mais uma vez, só conseguimos pro final de maio, a médica que faz o teste só atendia a cada 15 dias, e ia ter um congresso...
 E até chegar o teste só foi ficando pior, ele cada vez mais estrábico, olho esquerdo fechado a maior parte do tempo. Final de Maio quando fizemos o teste ela viu o desvio, já estava bem evidente na hora que ele abria o olho esquerdo, ela nos disse que ele precisava de óculos. No dia seguinte já conseguimos consulta com o oftalmo, e ele nos explicou que para hipermetropia o recomendado é usar a metade do grau, pra forçar o olho, mas como ele estava com estrabismo, ia usar o grau total, para corrigir o desvio e não precisar de cirurgia no futuro.
 Dia 02 de Junho ele começou à usar óculos, 8 graus no olho esquerdo e 6 graus no olho esquerdo, e por causa da diferença grande dos graus ele estava com visão dupla, e por isso fechava o olho esquerdo.
 Ontem passamos novamente por um teste ortóptico, para ver se ele vai ter que usar tampão no olho bom (com menos grau) para "acordar" o olho ruim. A médica me deu os parabéns por ter percebido tão cedo (é uma médica nova que faz o teste ortóptico agora, gostei muito mais dela), ela nos deu um guia de atividades para o Enzo fazer durante 3 meses, ao menos 30 minutos por dia, para acordar o olho sem o tampão.
 As atividades são bem simples e são trabalhos manuais, montar quebra-cabeças, artesanatos em geral, montar LEGO, escrever na lousa, pintar com tinta, tem que ser atividades com cores muito vibrantes.
 Hoje depois de quase 6 meses usando óculos, ele não fica com o olho esquerdo aberto sem óculos, e se fica ele fala que vê tudo dobrado. Ele acorda e já coloca os óculos, ele usa direitinho, não precisamos lembrar ele de colocar.
Os óculos são de silicone, da Miraflex, com lentes de policarbonato, para não ter riscos de quebrar nada.

Beijos! 

2 comentários:

  1. Aqui em casa passamos com oftalmo uma vez ao ano também. Eu tenho preocupação pois ele assiste TV muito perto, temos que ficar chamando a atenção e pedir pra sentar no sofá.
    Por enquanto não deu nada. Vamos acompanhando.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui eles também assistem TV bem de perto, mas o oftalmo disse que não é por isso, que é genético, meu pai tinha hipermetropia e meu irmão caçula também tem.

      Beijos!

      Excluir

Obrigada por sua visita! Nos deixe um comentário.
Caso queira entrar em contato nos envie um e-mail asaventurasdeenzoetheo@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...